
Programas de apoio ao Empreendedorismo,
Economia Criativa e
Desenvolvimento Territorial
Desde que iniciamos esta jornada, impactamos positivamente dezenas de empreendedores, através dos programas e infinitas atividades desenvolvidas em Mato Grosso.

PROGRAMA VISIBILIDADE E NOVOS NEGÓCIOS
Programa Visibilidade e Novos Negócios
Rodado durante o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães MT
Realização e Apoio
.jpg)


Programa de Apoio ao Acesso a Fomento
Programa de Apoio ao Acesso a Fomento foi rodado a partir do Edital Movimentar da SECEL MT e a função do Hub foi desde ao apoio na elaboração dos projetos, desenvolvimento, execução e finalização dos mesmos.
O período de realização foi de junho 2021 a maio 2022.
Ao todo foram seis negócios atendidos neste programa, participaram empreendedores de Chapada dos Guimarães, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Bugres e Várzea Grande.
Os endereços de acesso aos resultados destes projetos estão com links de acesso, todos com democratização de acesso através de legenda e tradução em libras realizada pela talentosa Rute Santana (@rutesantana_)
Realização e Apoio
.jpg)


PROGRAMA EMPREEDEDORISMO DE IMPACTO SOCIAL
O Programa Empreendedorismo de Impacto Social foi o primeiro a ser realizado pelo Pedaço do Mundo Hub. Teve apoio e capital semente do Programa Centelha MT em sua primeira edição.
Foi executado no ano de 2021 e finalizado em 2022. Com a Pandemia Covid 19, as atividades foram realizadas de forma híbrida. Atendemos empreendedores de diferentes regiões do estado de Mato Grosso e os resultados foram surpreendentes.
Neste programa foram realizadas as modelagens dos negócios participantes: Elaboração do BMC -Canvas, prototipação, modelo C, pitch deck e mídias sociais. Foram também realizadas mentorias específicas de acordo com demandas individuais.
Bebidas com identidade étnica do Congo
A modelagem do negócio e o apoio para o empreendimento dos Licores Marliza produzidos por Marliza Aparecida Profeta Cruz, mulher, mãe, negra, quilombola, empreendedora é para fortalecer a comercialização, a manutenção da identidade étnica através da sua cultura.
Nascida em Vila Bela da Santíssima Trindade em abril de 1970, filha de Abdon e Jorgina Profeta da Cruz se estabeleceu em Várzea Grande na década de 90. Descendente direta de Tereza de Benguela trás na essência a cultura do Congo e o pertencimento mato-grossense.
Marliza nos deixou um legado incrível, partiu em 2022, sua luz e alegria permanecem.
Ações: Capacitações em processos de gestão e presença digital em meio a pandemia com atendimento/mentoria remota semanal.
Resultados: novas conexões, novos mercados, aumento da visibilidade.
Enquadramento - ODS 8 e ODS 12


Livro sobre a percepção infantil do território
Um Mundo de Aventuras – Expedições pela Baixada Cuiabana
Autora: Maria Helena B. de Souza
Ilustração: Eliana Mux
Este projeto trata sobre a valorização e o olhar pela perspectiva infantil com o território, fortalecendo identidade, pertencimento e raízes enquanto descobre as belezas particulares do entorno, do quintal. Esta obra visa obter o olhar da criança para a Baixada Cuiabana. Todo desenvolvimento da obra foi realizado pelo Hub.
Foram distribuidos gratuitamente 1.000 exemplares. Dois exemplares em cada biblioteca pública do Estado de Mato Grosso, diversas oficinas e rodas de leitura em escolas, Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães e Casa Cuiabana
Resultado de Inovação: Novos Produtos e Mercados.
ODS 4
A arte o o impacto positivo na sociedade
A idealizadora do espaço é Eliana Irene Muxfeldt, PCD, pedagoga, aposentada, artista plástica, arte educadora, moradora de Chapada dede 1994, criadora e mantenedora do Ateliê Eliana Mux, para divulgação e aprendizado de técnicas de pintura e cultura do território.
Trabalhou com cultura/arte educação produzindo oficinas em diversos festivais de inverno. Ao longo da atividade pedagógica e artística foram realizadas dezenas de produções culturais, sociais, pedagógicas com adultos e crianças. Oficinas de papel reciclado, arte com embalagens tetrapac, bonecos, brinquedos com utilização de recursos naturais (madeira, cabaças, folhas).
Nos últimos dois anos tem-se dedicado a escrever roteiros, realizar ilustrações, direção de arte em documentários e livros, além da gestão da Galeria e Ateliê Eliana Mux que além de exposição permanente de obras de diversos artistas, oferece cursos de diversas técnicas de pinturas.
A pandemia impactou diretamente as atividades no ateliê e o Hub apoiou na retomada das exposições, cursos, palestras e oficinas de reciclagem de materiais.
ODS 4
ODS 10

Reciclagem e Consciência Ambiental
Impacto ambiental ao retirar polipropileno do ambiente e utilizar na produção das peças.
A Maria Dolores Guimarães Martinez Alós se dedica na importância da matéria prima, por ser o lixo, descarte de isopor um dos maiores problemas ambientais da atualidade e a possibilidade de geração de renda por pessoas de pouca escolaridade e qualificação a partir de recursos reciclados.
Produz peças artísticas, vasos de flores e cultiva um vivêiro incrível.
Com a modelagem do negócio, o ateliê expandiu a produção e a comercialização e atualmente é referência da técnica de isoporcimento, além de ministrar oficinas para que outras pessoas possam gerar renda a partir deste modelo de negócio.
Resultados: Novos Produtos, Novas Técnicas e Novos Mercados
ODS 8
ODS 12
ODS 13

Empoderamento feminino e africano
Diela é Assistente Social pela UFMT mas se fortaleceu com suas atividades de empoderamento feminino e beleza negra. Nascida em Guiné Bissau encontrou no Brasil uma nova Pátria e constituiu família. Nos enfrentamentos da imigração e do empreendedorismo há determinação e sucesso.
Atendemos com a modelagem do negócio e mentoria.
A empresa atende e ensina técnicas de tranças na Galeria GG em Cuiabá MT.
ODS 8
ODS 10

Reciclagem e Responsabilidade
Esta experiência vem de uma expectativa de parceria que há algum tempo já estava sendo buscada.
A cooperativa tem um potencial incrível, pelo trabalho, pelo município e claro, pelo propósito. Mas falta aquilo que nos propomos a fazer, auxiliar nos processos de gestão, na visibilidade, na presença digital e no resultado de impacto social.
Ação: Iniciativas sobre educação ambiental e presença digital em meio a pandemia com atendimento/mentoria remota semanal
Resultados: novas conexões, novos processos e reciclagem.
ODS 4
ODS 12
ODS 13

Produtos Veganos e Manutenção Memória Ancestral no Desenvolvimento de Novos Produtos
Os produtos desenvolvidos pela Chioma são pensados com responsabilidade ambiental e social em todos processos, desde a escolha da matéria prima até o produto final, cliente e pós venda, um modelo de economia circular a ser disseminada.
Ação: Modelaggem do negócio, qualificação em processos de gestão e presença digital em meio a pandemia com atendimento/mentoria remota semanal.
Resultados: novos mercados, novos processos, nova estrutura e fomento.
ODS 12
ODS 11

Arte Indígena Contemporânea e Ancestral
As aldeias Umutina ficam a 8 km da MT 320 que leva a Barra da Bugres, vivem de suas produções como: acessórios, adornos, brincos de penas, peneiras, bolsas de palhas, pintura em cabaça entre outros, ainda existe uma atividade presente de caça e pesca e também cultivam alimentos como banana, mandioca, milhos, mamão, abobora entre outros, utilizados para a subsistência de sua família e de outros integrantes da aldeia.
Ação: qualificação presencial em logística, viabilização de economia circular e entregas e-commerce e atendimento/mentoria remota semanal.
Resultados: fortalecimento do negócio, aumento da competitividade e entrega de valor, novas conexões, novos processos, novas formas de comercialização.
ODS 10
ODS 12

Literatura e Democratização de Acessibilidade
Este projeto foi apoiado pelo propósito de impacto, democratização de acesso e pela relevância do trabalho que está em dar visibilidade para a produção literária de autor da terra. Possibilitar a provocação de produtos culturais com acessibilidade e inclusão de pessoas portadoras de necessidades físicas ao bem cultural e seu consumo.
Ação: Modelagem do projeto, apoio na produção do material, viabilização de impressão, ISBN e lançamento. Atendimento de formação em presença digital com mentoria remota semanal.
Resultado Inovação: Novos Produtos, Novos Processos, Metodologia adequada, Novas Plataformas de Acesso.
Pode-se acompanhar este resultado no seguinte endereço: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrmbwp7-WjeBkfCArGPZGR3p7Hdb0P7T3
Recomendado como material complementar educacional em libras.
ODS 4
ODS 10

A arte em cerâmica e as práticas ancestrais
Gracielly Martinez é apaixonada pela oportunidade de estar conectada com a natureza busca no seu trabalho desenvolver produtos que valorize a cultura local e preserve a natureza, definiu sua paixão como meta profissional e faz desta a oportunidade de transmitir seu conhecimento e produzir e comercializar peças de cerâmicas.
Criou um espaço que alia a produção, exposição e comercialização de peças exclusivas de cerâmicas e o Ateliê Escola com aulas, oficinas e palestras de acordo com as demandas locais.
Foi realizada a modelagem do negócio, voltado para novas coleções artesanais com valorização da cultura tradicional e também a escola ateliê com cursos e oficinas de produção de peças de cerâmica para o fortalecimento das práticas ancestrais.
Resultados: Novos produtos, Novas conexões, novos processos.
ODS 8
ODS 12

Memória Cultural Inovação e Ancestralidade
Alcindo Crespo é liderança local e como guia turístico, pretende se dedicar ao turismo comunitário, de experiências e vivência como forma de ir além de só mostrar cachoeiras de Vila Bela da Santíssima Trindade, visto que cachoeiras incrivelmente lindas encontramos em todo território mato-grossense.
Por isso a necessidade pesquisa em vocações locais e principalmente em inovação a fim de atrair mais investimentos e fortalecer o turismo.
Sua luta gira em torno da proteção do Parque Serra Ricardo Franco e o turismo local. Desenvolvendo circuitos de mountain bike.
As ações em relação a este empreendimento foi a modelagem negócio, o quintal cultural e um hostel em homenagem a Maria Quintão referência de sabedoria ancestral.
ODS 3
ODS 12

Cultura, identidade e dança para desenvolvimento territorial.
Grupo Folclórico Siriri Patucha
Como outros projetos que foram rodados dentro do Programa Centelha, mas financiados por outras fontes. Neste caso o Título de Mestres Culturais, O Livro de Referência e a Web Série Documental foram realizados com apoio financeiro do Edital Conexões Mestres da SECEL MT através da Lei Aldir Blanc.
Houve o desenvolvimento de pesquisa, livro e web série com fortalecimento cultural territorial, com impacto e registro intenso do legado de Pedro Boaventura e Deijanil Maria do Nascimento.
Resultado Inovação: Novos produtos, Novas Conexões, Visibilidade, Novos Negócios.
A web série pode ser assistida no seguinte endereço: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrmbwp7-WjeBYT4nGzkiQWe-HhSo7MHMi
ODS 4
ODS 10

Em todos os programas, fortalecemos a contemplação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 da ONU

Em 2021 recebemos o Selo LATAM POSITIVE IMPACT STARTUP - iImpact, pela Innovation Latal e Fundação Dom Cabral como uma das 70 startups que mais impacta em ESG na América Latina.
Get 30% Off
